SURIMÃ: O RIO DO VENENO
disonível em
Ano de Lançamento: 2018
Duração: 35min
Roteiro e Direção: Patrick Granja
Edição: Patrick Granja e Victor Ribeiro
Pós Produção: Rafael Chacon
Assistente de produção: Marcelo Chalreo
Produção Executiva: Kaliman Chiappini
Apoio: Bombozila, Pedrada Filmes, Chiappini Filmes, OAB/RJ
Trilha Sonora: Weena Tikuna & Anton Carballo
Social Media: Juliana Guajajara
SINOPSE: Documentário sobre os impactos etnoambientais da ação de garimpeiros, desmatadores, traficantes de drogas, pescadores e caçadores ilegais no Vale do Javari e Alto Solimões. O desmatamento, as doenças e a contaminação dos rios afetam principalmente os povos isolados e de recente contato. O filme acompanha as investigações de um massacre cometido por garimpeiros contra um desses povos em 2017.
SURIMÃ agora está disponível em bombozila.com, plataforma de streaming gratuita de filmes independentes que retratam a vida e a luta dos povos.
O documentário foi gravado em dezembro de 2017 no mesmo local onde o jornalista Dom Phillips e o indigenista Bruno Pereira viriam a ser assassinados anos depois.
Aproveitamos a abertura desse novo ciclo de nosso filme, de estreia em uma plataforma de streaming, para homenagear um dos personagens, o ex-coordenador da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari, Paulo Marubo, que ancestralizou em fevereiro de 2024 em decorrência de uma hepatite crônica.