A TROCO DE NADA
disonível em
Ano de Lançamento: 2022
Duração: 73min
Direção: Patrick Granja
Roteiro: MC Leonardo & Patrick Granja
Finalização: Rafael Chacon
Trilha Original: Carlo Alexandre
Apoio: Pedrada Filmes & Kings College (UK)
De 2013 a 2020 as polícias do Brasil mataram ao menos 37 mil pessoas. O número representa um crescimento percentual de 190% no mesmo período. A polícia do Rio de Janeiro é a que mais mata. Em 2021, foram ao menos 1.084 mortes. No rastro dessa barbárie estão milhares de mães, órfãs de seus filhos, muitas das quais acabam se tornando ativistas por justiça social e contra a política de extermínio levada a cabo pelo Estado nas favelas e bairros pobres do Brasil.
O filme reúne um vasto acervo de uma década de documentação in loco da violência do Estado nas favelas do Rio. Esse acervo é de autoria do diretor do documentário, Patrick Granja, e foi produzido no período em que ele era repórter dedicado à cobertura jornalística em favelas e bairros pobres. O filme é uma junção desse acervo com depoimentos atuais das mães das vítimas da violência policial ao funkeiro MC Leonardo, conhecido por seus funks que retratam o Rio e suas mazelas.
Esse é mais um dos documentários da Katu Filmes que está disponível online na plataforma de streaming independente Bombozila, um vasto e gratuito catálogo de 'filmes que importam'. Acesse agora e confira.